segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Quem salva as Queijadas de Pereira?

Dos vários programas sufragados a 11 de Outubro passado, destacamos o do PS que nos pareceu ir mais longe na defesa da Queijada de Pereira.

Dizia assim: "Apoiar e incentivar a constituição da confraria da Queijada de Pereira, para que os Fabricantes desta maravilha, possam ter a certificação de qualidade e levar sem pejos o seu nome e valor o mais longe possível."

Mas todos sabemos que na realidade o sabor da nossa Queijada difere de fabricante para fabricante.

É altura de dizer basta!

Quando nos juntamos todos e avançamos para uma certificação?

Quando vamos sair do pé rapado e evoluímos para um produto de qualidade, para uma imagem de marca?

Que papel cabe à Junta de Freguesia neste processo?

E ao Grupo Folclórico?

E aos produtores?

E à população em geral?

Leia Mais…

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Um exemplo aqui bem perto

Depois dos ataques cerrados de que fomos alvos aqui no blog, depois de termos levado a discussão o tema Chupa-Chupa, vejam  o exemplo aqui bem ao lado de nós!

Leia Mais…

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Post número 200

Duzentos não é um número mágico para nós!
É tão-somente o fruto do nosso trabalho.
Esta marca significa, que de certa maneira, somos também um produto cultural, uma marca, que se vai afirmando na Vila de Pereira.
Tem sido um percurso onde temos tido momentos bons e menos bons.
Temas mais felizes e menos felizes.
Opções diversas. Umas certas, outras erradas.

Estamos à beira de completar o nosso segundo aniversário e por muito que em certas alturas pensamos que nossa criatividade se tenha esgotado, a profusão de temas, de acontecimentos, de causas que temos abraçado, conseguem sempre que consigamos ter uma ideia nova, de falar de um determinado tema, nem que seja com um boneco original, com mais ou menos humor.

Estão associadas a este blog muitas horas de trabalho, horas de muito prazer, mas o prazer de criar, de suscitar o debate, de termos percebido, nas conversas que o léxico bolgue, que o Montes de Cima city, é algo que já faz parte do nosso quotidiano.

Andamos por aí, no meio de uma população que cresce a olhos vistos, que nos dá dicas, nos dá ideias, que nos informa, que também nos diz gostar ou não gostar do blogue.
A razão porque escolhemos o anonimato é de que julgamos que essa é a nossa aura, é o pilar mais importante para podermos ter um espírito aberto, sem quaisquer restrições criativas, blindado a qualquer tipo de pressões, para abordar, sem receios este ou aquele tema.

Felizmente, mesmo sob a capa do anonimato, há já alguns que apostam em nós e querem que sejamos portadores de boas-novas, de mensagens, publicitemos iniciativas e mesmo alguns vão dando dicas para temas.
Ao fim deste tempo percebemos também, em diversos comentáris aqui publicados, que ainda muita gente olha para este espaço como um local de maledicência, como um muro de lamentações.
E então as brincadeiras do 3 de Maio, com a pintura de frases críticas à sociedade de Pereira foram o quê?
Quem eram os protagonistas?
Haja memória!

Temos pena que muitos não saibam utilizar este espaço
Deixamos uma certeza: vamos continuar, vamos ser mais criteriosos nos comentários que são enviados, mas depois não nos venham acusar de utilizar o lápis azul.

Deixamos um pedido final: sejam construtivos, sejam amigos da nossa terra.

Leia Mais…

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Chupa-Chupa 2009

Há já alguns anos que 0 Chupa-Chupa de Natal nã0 se realiza na Vila de Pereira.

Um mau sinal dos tempos!

Interessa dizer os mais novos e aos novos moradores da nossa terra que o Chupa-Chupa foi um marco cultural e transversal a várias gerações da Vila de Pereira.

Agora quase quarentão, não podíamos de deixar de voltar à carga com este tema, porque, como se pode ler na mensagem inserta na imagem acima, alguém há cerca de um ano garantia o Chupa-Chupa 2009.

Cá estaremos para ver se há ou não há Chupa-Chupa!

Leia Mais…

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Magusto na Senhora do Monte

Mais uma festa!

Já estávamos a ficar preocupados de este mês não haver nenhuma.

Desta vez é um magusto na Senhora do Monte.

Vamos até e pelo menos sempre dá para ver quem aparece.

Leia Mais…

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Parabéns Vila de Pereira


"O Celeiro é criado a partir da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira, Associação sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Lugar e Freguesia da Vila Pereira Concelho de Montemor-o-Velho e surge para proporcionar à comunidade um espaço de diálogo artístico, formação e debate, oferecendo uma programação cultural que conquiste novos públicos de teatro. Com isto queremos manter as raízes populares e tradicionais, que trazem o enriquecimento aos habitantes e a promoção da Vila de Pereira."
Texto e foto retirados daqui.

Foi este Grupo que no passado fim-de-semana, com a peça "A Viagem", ganhou o Concurso Nacional de Teatro Amador do INATEL, em Beja, no Cineteatro Pax Júlia.

Este prémio é mais um grande marco no panorama cultural de Pereira.

Parabéns a todos que mantêm vivo este Grupo.

Para a Helena Freitas vai a nossa admiração e profunda gratidão sobretudo por nos contactar e acreditar, que tal como vocês, podemos fazer algo pela cultura de Pereira.
Só temos pena de ainda sermos (nós e vocês) uma grande minoria e de que nem todos tenham uma estatura intelectual e cultural para entender o nosso e vosso trabalho.

Leia Mais…

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A ponte do Paço

Desde há já algum tempo que era nossa intenção falar do enorme constrangimento no fluxo automóvel causado por esta ponte.

Em mais algumas horas de leitura e pesquisa, trazemos o texto abaixo e um pedido:

Participem de forma construtiva e massiva neste tema aqui no blog.

Todos juntos teremos mais força, faremos mais pressão para a sua resolução urgente.

Quem sabe, se o alargamento desta ponte não será a grande prenda deste Natal para todos aqueles que a utilizam diariamente.



MOÇÃO SOBRE A PONTE DO PAÇO
30 de Abril de 2008


"Vem os membros desta Assembleia Municipal, António Pedro do Partido Socialista e Paulo Redondo, do PSD/PP, apresentar MOÇÃO sobre a Ponte do Paço no limite do concelho Montemor/Coimbra e Freguesias Pereira/Arzila.

1º Tendo este Município feito a requalificação da EN 341, dando maiores condições de segurança rodoviária nesta via, ficou pendente a ligação entre Municípios via Ponte do Paço, uma vez que o projecto de construir uma nova ponte com 2 sentidos não foi concretizado, devido á intervenção da Junta Freguesia de Arzila e da Câmara Municipal de Coimbra.

2º Reconhecendo que territorialmente a ponte pertence ao Município de Coimbra, manifestamos o nosso desagrado pelo facto de ao longo destes últimos 3 anos , a Câmara de Coimbra não ter solucionado esta questão pelos seus próprios meios, nem tendo aceitado a colaboração da Câmara de Montemor-o-Velho, que tinha no caderno de encargos e projecto a executar para a EN 341, uma nova ponte.

3º No passado dia 3 de Abril, uma 5ª feira, afim de confirmar o fluxo de tráfego neste local, levaram as freguesias de Santo Varão e Pereira a efeito uma medição de tráfego no período das 7h ás 20h 30m, tendo sido registado 11.016 viaturas, sendo perspectavel que no período de 24h o numero possa atingir as 14.000 viaturas diárias.

Se atendermos que nesta ponte não cruzam duas viaturas, é um facto o afunilamento do tráfego no local e longas filas nos períodos de ponta, bem como inúmeros sinistros rodoviários, visto que a ponte é em lomba, sendo a visibilidade reduzida de um lado para o outro.

4º Pelo fluxo de tráfego, merecia esta situação uma outra atenção por parte das nossas Autarquias vizinhas (Coimbra e Arzila).
Relembramos que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho recolheu pareceres junto das entidades competentes, nomeadamente IPA, sobre o valor histórico da referida ponte, retirando estes a argumentação apresentada pela Freguesia de Arzila sobre o valor histórico da mesma.

Solicitamos aprovação desta Moção, por esta Assembleia por forma a serem defendidos os interesses concelhios deste Município, sendo dado conhecimento ás seguintes entidades:

Assembleia Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Coimbra
Assembleia de Freguesia de Arzila
Junta Freguesia de Arzila
Governo Civil de Coimbra

Paços do Município, 30 de Abril de 2008"

Pode consultar em:

http://www.cm-montemorvelho.pt/PDF/ActaAM_30_04_2008.pdf

http://www.freguesiadepereira.eu/imprimeart.php?cod=10&keepThis=true&TB_iframe=true&height=540&width=720

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ranking da EBI de Pereira em 2009


Além do ranking em que estamos colocados há outras situações que afectam a EBI de Pereira.

Lançamos aqui o repto para que cada qual identifique algumas dessas situações e aponte sugestões para melhorar ainda mais a nossa EBI.

Deixamos uma pista: os acessos à EBI.

Sobre o ranking, veja aqui os detalhes:
http://www.ionline.pt/conteudos/especial_basicas_2009.html


Já agora consultem:
http://montesdecima.blogspot.com/search/label/escola

Leia Mais…

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A tomada de posse

Após o processo eleitoral o novo presidente da Junta já tomou posse do cargo.

Face aos vários relatos que nos chegaram e com uma pontinha de humor criámos este boneco.

Gostam?

Qual é a vossa opinião?

Leia Mais…