sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A purga rosa

"22 militantes expulsos do Partido Socialista em Coimbra

O ponto 5 do artigo 94º dos estatutos do partido é claro nesta matéria. “Considera-se falta grave a que consiste em integrar ou apoiar expressamente listas contrárias à orientação definida pelos órgãos competentes do Partido, inclusivé nos actos eleitorais em que o PS não se faça representar”.

No mesmo artigo, mas no ponto anterior, é ainda dito que a aplicação de falta grave resulta na expulsão de militantes. Foi isto, precisamente, que aconteceu nas últimas autárquicas com 22 militantes das secções de Arganil, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho.

Ao decidirem integrar listas contrárias à do partido, as estruturas locais participaram daqueles militantes junto da Comissão de Jurisdição da Federação Distrital de Coimbra. Dos processos disciplinares instaurados resultou a proposta de expulsão que, ao que tudo indica, já foi aprovada e confirmada pelas estruturas nacionais do partido.

José Manuel Ferreira da Silva, presidente da comissão, disse à Lusa que “os estatutos não deixam qualquer margem de manobra para a aplicação de outra medida que não a expulsão”.

Em Arganil, os casos reportam-se aos militantes da secção local que concorreram na lista de independentes liderada por Rui Silva (antigo presidente da câmara). Na Figueira da Foz, os militantes pertenceram à lista do movimento independente “Figueira 100 por Cento” (encabeçado por Daniel Santos) e integravam as secções de Buarcos, Tavarede e S. Julião.
Quanto a Montemor-o-Velho, os dois militantes da secção de Pereira fizeram parte da lista do PSD para a Junta de Freguesia local.

O responsável lembrou que “houve um ou dois casos em que se perdeu a competência disciplinar porque, entretanto, os militantes se desvincularam do PS”.

O líder da Federação Distrital de Coimbra do PS, Victor Baptista, sublinhou que “os estatutos do Partido Socialista são peremptórios, preveem claramente a expulsão dos militantes que concorram contra o partido”. “Lamento profundamente. O presidente da Federação e o secretariado não tiveram intervenção nenhuma no processo”, afirmou o deputado."

Fonte: http://www.asbeiras.pt/?p=2683

Adenda ao post: http://www.asbeiras.pt/?p=2683#comment-1453
Leiam o último comentário!
Simplesmente um must!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.