sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hoje é dia 3 de Maio. Lembram-se da tradição?


Outrora, na noite de 2 para 3 de Maio, grupos de rapazes, à porta de algumas casas, escreviam frases a denunciar situações de namoro ou outras semelhantes, bem como críticas sociais.
Esta tradição, tal como outras, perdeu-se com o passar dos anos, empobrecendo Pereira culturalmente.
Ainda assim, o 3 de Maio em Pereira deixou várias frases emblemáticas, das quais recordamos apenas esta, inscrita nos antigos muros do ribeiro: “Nem a chuva nos impediu”.
Hoje pintar muros dessa forma ou noutros locais públicos e privados é uma atitude condenável.
Mas hoje há excelentes artistas no mundos dos grafites, cuja arte de grafitar é reconhecida e, em algumas cidades e vilas, são-lhes destinados locais próprios para exprimirem sua arte.
Deixamos aqui uma sugestão: porque não, aproveitando os 500 anos do Foral, falar com alguns desses artistas desse mundo do grafite para pintar um grande mural sobre a Vila de Pereira, cujo melhor espaço é o túnel que liga o Largo do Terrerito à Rua Nova?
Mas como falámos em tradição, não queríamos deixar, bem à nossa maneira, de revive-la com a imagem que vos deixamos acima.
Bom 3 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.