terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Somos ou não somos Pereirenses?

Nalguns locais da Vila, ainda cheira a Natal, quando estamos a menos de um mês do Carnaval!
O dinheiro, ou melhor, a falta dele, não pode ser o bode expiatório de alguma inércia que, paulatinamente, se instalou nalguns daqueles que foram eleitos e outros que brandiram bandeiras de que eram capazes de fazer melhor.
Na mesmíssima onda, a união ainda não fez a diferença!
Do furacão eleitoral de 2013…
Querem ideias?
Querem um olhar diferente, mas fortemente comprometido com a Vila?
Quando é que se disciplina, a anarquia quase total, que é o trânsito automóvel e respectivos estacionamentos, na baixa da Vila, com particular destaque junto do ribeiro?
É preciso dinheiro? Se calhar é! Mas de quem são as competências?
Um bocadinho mais de civismo, sobretudo dos condutores e condutoras dos carros da chamada gama alta e não só, era de aplaudir.
Já que estamos na baixa, o coração da Vila, o Largo do Terreirito merecia uma intervenção urgente nos seus espaços ajardinados, num lifting que lhe devolvesse, em parte, o brilho que teve no século XX.
Já agora, não se podiam colocar as antigas torneiras, no velho fontanário, tão cheio de memórias, boas e outras menos boas, para que aquele espaço, icónico, ganhe vida, ganhe outro dinamismo e assuma uma dimensão histórico-cultural?
E porque não, retirar daquele local, dois BIP’S, dos cinco que lá existem, e colocá-los no túnel que liga à Rua Nova, para que aquele local seja dotado de iluminação adequada e não as três armaduras, tipo olho-de-boi, estilo anos 80, de pouca intensidade luminosa?
Já agora: se há tanta gente que gosta de grafitar, por este país, porque não abrir um concurso de ideias - mas já, com execução no próximo Verão, a tempo das comemorações da aniversário da Vila, numa espécie um Creativ Camp, pintado, perdão, grafitando aquele túnel com motivos alusivos à Vila?
Claro que é preciso algum dinheiro!
Mas, haja quem responda a estas questões:
Alguém sabe o valor exacto do IMI que pagam os moradores da nossa Vila?
E desse valor, quanto é que é investido na terra das Queijadas?
Será um valor justo?
Somos ou não somos Pereirenses?
Post-scriptum: contra ventos e marés, completam-se, este mês, 7 anos sobre o  nosso aparecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.