segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Solteiros vs. Casados procuram campo de futebol

Em 2017, o futebol de "alta competição", que é apanágio dos convívios de sexta-feira santa, dos moradores do bairro dos Montes de Cima, completa a sua XXV edição, portanto, as Bodas de Prata.

Numa sociedade cada vez mais fechada sobre si mesmo, egoísta, onde o vil metal comanda (às vezes mal) o pensamento e as açcões – a infância, a juventude e parte da idade adulta, anos de sã e enorme convivência, mas como que num simples toque no delete foram apagados da memória de meia-dúzia de pessoas, que sentem um certo endeusamento que uns euritos a mais na carteira lhes parece conferir e legitimar e ainda porque têm de manter um certo status social e não haver misturas com a ralé –, o jogo dos entre os Solteiros e Casados dos Montes de Cima, continua a ser aquele evento, na nossa Vila, que suscita sempre a curiosidade dos demais Pereirenses.

Que tal esta sugestão: no ano em que se comemoram as ditas Bodas de Prata, a comissão para 2017, pelo lado dos casados, não pode ser esta: Nando Zé, Fernando Mendes, João Esteves e António Ramos?
Desculpem a nossa ingerência, mas era uma justíssima homenagem à primeira comissão.
Esperamos que o nosso Santo Estêvão faça, não um, mas dois milagres, porque os Montes de Cima vivem o seu momento estertor e, concomitantemente, a Freguesia de Pereira!
O cartaz do primeiro convívio de 17 de Abril de 1992 está aqui!

Leia Mais…

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

E, lá voltamos, outra vez, à Ponte Paço!

E assim vão passando os anos.
E assim continua adiada uma obra estruturante, não só para a Vila de Pereira, mas como também para outras freguesias limítrofes.

 

E nestes quase 8 anos, sobre a moção que abaixo republicamos,  já vamos com os seguintes números de governança: 3 Primeiros-Ministros, 2 Presidentes da nossa Câmara Municipal e 3 Presidentes da Junta de Freguesia da nossa Vila!

A culpa dos sucessivos adiamentos da obra de construção da nova Ponte do Paço, será que é do pato-real, da garça-real, da garça-vermelha, do Tartaranhão-ruivo-dos-pauis, do galeirão, da galinha-d'água, do rouxinol-pequeno-dos-caniços e da felosa-unicolor, espécies que habitam o Paul de Arzila, cuja Reserva Natural foi criada através do Decreto-Lei n.º 219/88, de 27 de Junho?
Estamos em crer que não!


MOÇÃO SOBRE A PONTE DO PAÇO
30 de Abril de 2008

"Vem os membros desta Assembleia Municipal, António Pedro do Partido Socialista e Paulo Redondo, do PSD/PP, apresentar MOÇÃO sobre a Ponte do Paço no limite do concelho Montemor/Coimbra e Freguesias Pereira/Arzila.


1º Tendo este Município feito a requalificação da EN 341, dando maiores condições de segurança rodoviária nesta via, ficou pendente a ligação entre Municípios via Ponte do Paço, uma vez que o projecto de construir uma nova ponte com 2 sentidos não foi concretizado, devido á intervenção da Junta Freguesia de Arzila e da Câmara Municipal de Coimbra.


2º Reconhecendo que territorialmente a ponte pertence ao Município de Coimbra, manifestamos o nosso desagrado pelo facto de ao longo destes últimos 3 anos , a Câmara de Coimbra não ter solucionado esta questão pelos seus próprios meios, nem tendo aceitado a colaboração da Câmara de Montemor-o-Velho, que tinha no caderno de encargos e projecto a executar para a EN 341, uma nova ponte.


3º No passado dia 3 de Abril, uma 5ª feira, afim de confirmar o fluxo de tráfego neste local, levaram as freguesias de Santo Varão e Pereira a efeito uma medição de tráfego no período das 7h ás 20h 30m, tendo sido registado 11.016 viaturas, sendo perspectavel que no período de 24h o numero possa atingir as 14.000 viaturas diárias.


Se atendermos que nesta ponte não cruzam duas viaturas, é um facto o afunilamento do tráfego no local e longas filas nos períodos de ponta, bem como inúmeros sinistros rodoviários, visto que a ponte é em lomba, sendo a visibilidade reduzida de um lado para o outro.


4º Pelo fluxo de tráfego, merecia esta situação uma outra atenção por parte das nossas Autarquias vizinhas (Coimbra e Arzila).
Relembramos que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho recolheu pareceres junto das entidades competentes, nomeadamente IPA, sobre o valor histórico da referida ponte, retirando estes a argumentação apresentada pela Freguesia de Arzila sobre o valor histórico da mesma.


Solicitamos aprovação desta Moção, por esta Assembleia por forma a serem defendidos os interesses concelhios deste Município, sendo dado conhecimento ás seguintes entidades:

Assembleia Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Coimbra
Assembleia de Freguesia de Arzila
Junta Freguesia de Arzila
Governo Civil de Coimbra

Paços do Município, 30 de Abril de 2008"

Leia Mais…

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

E se a variante às EN 341 e 347 já existisse?

Se a variante às EN 341 e 347 já existisse - desde o último sábado e sabe-se lá até quando-, será que as populações da vetusta Vila de Pereira e de outras localidades limítrofes, tinham de andar por caminhos alternativos – alguns bastante degradados, para se deslocarem para os seus empregos, para levarem os filhos à escola ou, simplesmente, para darem um merecido passeio de fim-de-semana?
 
Passem nas vias dos concelhos limítrofes e comprarem com as nossas. Até confrange!

Oito anos é demasiado tempo!
Pereira merece outro respeito!

Leia Mais…

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Estamos no Carnaval. Será que levam a mal?

Este Arco não ficava muito bem na entrada para a urbanização Quinta S. Luiz?

Pelo menos dava um ar de modernidade, reabilitava aquela entrada, simboliza, ou melhor, sublimava, o corte entre o casco velho e o casco novo, qual símbolo ao enormíssimo divisionismo que grassa, como erva daninha, por toda a nossa Freguesia.

Esta espécie de portal poderia até ter uma entrada activada com chip, tipo via verde.

Era giro!

E porque não, por cada entrada ou saída, reverter um cêntimo para ajudar a custear o corte dos espaços verdes, a poda de árvores ou o sistema de rega?

Pelo menos ficava bem melhor do que a porcaria em que aquela entrada se encontra!

O povo está sereno!

Demasiadamente sereno.

Parece anestesiado!

Quem o anestesiou?

Porquê?

Leia Mais…