quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Voltas à Julgada em BTT

Este cartaz é puramente ficcional.
Mas este cartaz encerra uma importante mensagem que importa aqui descodificar.

Havendo um cada vez maior número praticantes de BTT, nas mais diversas variantes, havendo também um grande historial em Pereira ligado às duas rodas, mormente nas bicicletas, tendo atingido o seu ponto alto com a famosa Volta à Julgada, esta prova de BTT faz todo o sentido em ser realizada, aquando das festas da Vila.
Cada volta são cerca de 2300 metros, medidos de carro!

Pode ter apenas um senão: não será de todo fácil cortar ao trânsito uma parte do percurso (entre a Praia Fluvial e o Porto de Cima, mas ao Sábado, as coisas não são assim tão complicadas.

Depois esta prova desportiva e de convívio ganharia logo raízes, que a projectariam como uma tradição, como uma referência de Pereira, cada vez mais parca em termos de referências.

A sua realização nesta altura faria todo o sentido, visto estar a ser comemorada a elevação de Pereira à categoria de Vila, sendo primordial apoiar uma iniciativa destas, cuja transversalidade étaria é inquestionável e que congregaria, seguramente, à sua volta mais uma de uma centena de praticantes, dando assim um colorido único à freguesia, que contrastaria com as suas cores muito monocromáticas, muito cinzentas que se hoje vivem, numa espécie de Outono dos comportamentos, do voluntariado, do trabalhar em prol da comunidade.

Mais: numa sociedade que cada vez vive mais em blocos de cimento, cada vez mais individualista, onde já se observam tiques de uma guetização acelerada, sem sinais de retrocesso, será que esta prova de ciclismo não era uma forma de retroceder ao são convívio, à permutação social e à tão propalada integração dos novos residentes, quando, em nosso entender, parece que quem tem de se integrar neste novo modelo de sociedade são os antigos residentes, antes que sejam “engolidos”?

Em vez de se gastarem alguns euros em Ranchos folclóricos, para meia dúzia de gatos pingados nas festa da Vila, esta aposta no ciclismo teria uma maior abrangência e saíramos, de uma vez por todas, daquele registo melancólico, gasto, em que se tornaram as festas da Vila e partir-se-ia para algo mais urbano, que tivesse o condão de retirar as pessoas de casa e traze-las ao convívio.

Será que há coragem de alguma entidade em levar por diante esta iniciativa?
Porque não uma feliz parceria entre a Junta de Freguesia e a ADCRP?
Por exemplo!
Vá lá, ainda há tempo!

Já agora: se Pereira foi elevada a Vila a 16 de Agosto, o porquê das comemorações dois meses depois?
Porque não juntar todas as festas numa grande festa que fosse uma imagem de marca de Pereira?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.