sábado, 15 de agosto de 2015

E que tal todos estes vale-presente?

Era intenção regressarmos apenas amanhã mas, circunstâncias várias, motivaram a antecipação, em um dia, este nosso regresso.

Devia ser comemorada com a devida pompa e circunstancia, com banda de música e quejandos, amanhã e não hoje, o 24.° aniversário da elevação de Pereira à categoria de Vila.
Mas o porquê o facto de politicamente hoje?
A quem dá jeito?
Enfim...

Como estão na moda os vale-presente, que tal escolher um destes como presente em mais este aniversário, como forma de combater o cinzentismo, a tacanhez, a vacuidade a que estamos votados, no pensamento e na acção, mas  que grassam, na nossa Vila e não só, como uma peste?

Quem e que pragas nos terão rogado?

A Vila de Pereira e as suas gentes  não serão merecedoras de receber todos estes quatro vale-presente ou até mais?

Uns são filhos e os outros são enteados?

Não vos parece, que já de há largos anos a esta parte, o poder político trata a Vila de  Pereira  e as suas gentes, amiudadamente, com bastardia?

Somos a principal porta de entrada do concelho e aquilo que temos como "montras" são a velha ponte do paço, a moribunda praia fluvial e seus arredores, os acessos de Santo Varão que passam pela urbanização - magnânimos  à esquerda e a direita (e as captações de água ali no meio numa espécie de selva).
E o que dizer  da deslumbrante entrada, pela rua do Tojal, para a dita urbanização (esta já em modo de ingotização), paredes-meias com o centro cívico da Vila, e cujo frontispício é um cartaz que se refere à excelência da doçaria conventual?
 
E a perene e densa cristalização do pensamento e, claro está da inação, dos actuais actores políticos e associativos da Vila, que envergonham os seus antecessores, sobretudo os que na sua tumba dão voltas e voltas, face a um quase total desnorte a que estamos votados?
 
Para quem quiser consultar a Lei que elevou a povoação de Pereira à categoria de Vila ela está aqui, onde a data é de 16 de Agosto e não 15 de Agosto.

Dizem que comemorar o aniversário antes do dia não traz coisa boa!

Mas que mais mal nos pode acontecer?

Bom não seria que esta gentalha, que gere os nossos mais diversos destinos, desde a política ao associativismo, saíssem imediatamente de cena?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.