segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Centro de Dia ou Barracão?


Aproveitando a feliz sugestão de um dos participantes deste blog, trazemos ao debate o Centro de Dia de Pereira.

Em finais de Outubro de 1993, a Vila de Pereira foi obsequiada com a vista do então ministro Fernando Nogueira, (e há quanto tempo um ministro não visita a nossa terra?), tendo então deixado a promessa de que as obras do Centro de Dia iriam ser concluídas em breve, oferecendo, na circunstância, uma carrinha para o apoio domiciliário.

Curioso é que nesse ano, em Dezembro de 1993, houve eleições para a Junta de Freguesia, sendo uma campanha bem animada com troca de comunicados entres as listas principais, laranjas e rosas, sendo que dos dois comunicados rosas, com o titulo “À população de Pereira”, extraímos os seguintes parágrafos:

“Assim, poderás ver a má vontade que anima aquela rapaziada, quando afirmam que prometemos obras que jamais se farão, que é o caso da ‘creche, jardim de infância e centro dia’, que conseguimos a sua aprovação na Direcção Regional da Segurança Social, quando estava presidida pelo actual Governador Civil-Eng. Pedroso de Lima. É um equipamento bom demais, e Pereira não merece tanto, segundo estes traidores.....
Com a Equipa do Partido Socialista, este projecto vai ser reactivado!!!!!”

“Preferiu o Sr. Presidente da Junta, ajudar a destruir a concretização da obra que a anterior junta de Pereira conseguiu fazer aprovar na D.R. Segurança Social, que custaria na altura 70.000 contos, em que 85% seriam suportados pela Segurança Social, onde as crianças e os idosos da nossa terra, poderiam gozar todas as horas de sol que o dia tem. É melhor dar-lhes um barraco de madeira, onde o sol não consegue entrar durante todo o dia, pois o outro projecto é bom demais para o povo de Pereira.”

Deixamos no ar o seguinte conjunto de questões:

Passados que estão 15 anos que realidade temos?
Que sabe o povo de Pereira desses projectos?
Quando arrancam as obras?
Quanto custam?
Qual é o seu tempo de execução?
Onde se situam os edifícios?
Onde podem os mais interessados ver as maquetes ou os referidos projectos?
Porque falhou o dito subsídio de 70.000 contos?
Quem são os verdadeiros culpados?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Qualquer comentário cujo conteúdo seja considerado ofensivo será removido, como linguagem obscena, insultuosa, grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência.
Obrigado pela compreensão.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.